segunda-feira, 5 de maio de 2014

Resenha - 3096 Dias - Natasch Kampusch


Autora: Natascha Kampusch
Livro: 3096 Dias
Número de páginas: 225
Editora: Verus Editora LTDA. – Ano de lançamento: 2010


Sinopse: Natascha Kampusch tinha 10 anos quando sua vida foi roubada. Em um dia comum, Natascha foi sequestrada quando estava a caminho da escola por um homem aparentemente normal. Ela passou 3096 dias presa em cativeiro, onde sofreu abusos tanto físicos quanto psicológicos. Quando finalmente conseguiu sua liberdade, ela resolveu escrever um livro contando como conseguiu enfrentar essa situação totalmente desesperadora. 


 Resenha: Esse livro conta a história real de um sequestro que ocorreu na Áustria. Natascha tinha apenas 10 anos quando um homem a levou e a manteve prisioneira em seu porão durante longos 3096 dias. O livro foi escrito pela própria Natascha, onde ela conta desde o início do seu dia de sequestro. Conta como foi o sequestro e o que aconteceu em seguida. O livro é dividido em capítulos que contam os piores momentos dos seus dias em cativeiro. Em nenhum momento Natascha revela se foi abusada sexualmente ou não. Mas relata que Priklopil, seu sequestrador, a algemava a ele para dormir em sua cama com ele em algumas ocasiões. Ao longo do livro aparecem paginas do seu diário,que ela escrevia no seu cativeiro. A leitura desse livro é bem simples. Eu gostei bastante de ler, mas fiquei horrorizada com a capacidade de uma pessoa em fazer algo tão maligno ao outro ser humano. Natascha conta seu desespero em ficar esquecida. Seu sequestrador a enganava dizendo que sua família não queria pagar a "recompensa" para te-la de volta. O livro conta o que ela todas as piores humilhações que Natascha passou as mãos desse monstro. E conta como foi sua fuga e seu reencontro com sua família. É um livro bem pesado, não é um livro para pessoas com psicológico fraco, pois é um tanto perturbador. Mas não me arrependo de ler.


" Ao escrever este relato, tentei encerrar o capítulo mais longo e sombrio da minha vida. Sinto-me aliviada, porque pude encontrar palavras para o que considero indescritível e contraditório. Rever tudo em minha mente, em branco e preto, me ajuda a olhar para o futuro com confiança. O que vivi me dá força - sobrevivi ao cativeiro no porão, fugi e permaneci de pé. Sei que posso viver minha vida em liberdade também. E essa liberdade começa agora, quatro anos depois do dia 23 de agosto de 2006. Somente agora, nestas páginas, posso deixar o passado para trás e dizer verdadeiramente: Estou livre."  -Natascha.



 Esse foi o cartaz de sequestro espalhado logo após o sequestro de Natascha. Ao lado está seu sequestrador, o engenheiro de telecomunicações Wolfgang Priklopil.








Esse foi o cativeiro que Natascha passou 3096 dias trancada. 





♥ ♥ ♥ ♥ ♥


Drama do sequestro de Natascha Kampusch vira filme!



“Resisti a todo o lixo psicológico e às fantasias de Wolfgang Priklopil e não me permiti ser dominada. Agora eu estava do lado de fora,e era isso que as pessoas queriam ver: Uma pessoa enfraquecida,que nunca se recuperaria e sempre dependeria da ajuda dos outros.Mas,no momento em que me recusei a carregar a marca de Caim pelo resto da vida,o humor mudou.”(p.222)




2 comentários:

  1. Que legal que tem um filme sobre isso, eu li o livro já faz algum tempo. Achei muito boa a história, apesar da maldade e sofrimento. Boa indicação, vou procurar o filme...

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sim, o filme foi lançado a pouquíssimo tempo, mas achei ótimo ! Beijos

    ResponderExcluir