domingo, 15 de junho de 2014

Resenha - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Autor: John Boyne
Livro: O menino do Pijama Listrado.
Número de páginas: 186
Editora:  Seguinte.

 Ano de lançamento: 2007.

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Resenha: Posso dizer que esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida! É um livro completamente envolvente do início ao fim e você o devora facilmente em um dia. O livro é todo do ponto de vista de uma criança, então é muito inocente. 
O livro não fala sobre o Holocausto e assuntos de guerra, até porque o personagem principal, Bruno, nem sabe o que se passa ao seu redor. Ele era uma criança solitária em uma casa imensa e um certo dia conseguiu um amigo. É uma história sobre a amizade de dois meninos que vivem em mundos completamente diferentes! É um livro lindo e ao mesmo tempo é triste, pois quem sabe um pouco de história sabe como foi horrível o tratamento com os judeus... 
Você não vai se arrepender em momento algum em ler esse livro, acho sinceramente que todos deveriam ler ele um dia. Eu chorei horrores com o final.. quando você ler vai saber o porque... mas confesso que fiquei com um buraco no peito que demorou para passar.. 
O livro originou um filme, que é um dos filmes mais fieis ao livro que já vi. É MUITO parecido, cada cena, cada fala, você vê todas as cenas do livro no filme praticamente, é adorável! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário